5.7.13

É bom saber: Curiosidades sobre a Coréia do Sul.


Boa tarde leitores! Ontem tomei vergonha na cara e fui na academia, mas antes para repor dois dias de falta fiz uma hora e meia de caminhada. Nem preciso dizer o quanto estou dolorida hoje né? Mas estou até animada porque hoje é aula de Zumba la na academia, qualquer dia até faço uma postagem sobre isso aqui no blog. Hoje resolvi trazer algumas curiosidades e costumes da Coréia do Sul. Sempre tive muita curiosidade sobre este assunto e enquanto pesquisava resolvi dividir isso com vocês. Vamos lá!


1- Nunca converse com as mãos nos bolsos ou para trás. Isso é considerado um ato grosseiro;
2- Na Coréia, assoar o nariz na rua é falta grave.
3- Quando você está em pé, conversando com alguém, é normal um coreano passar no meio. Dê um passo para trás, para dar passagem. Na Coréia, é falta de educação alguém dar a volta por trás de você.
4- No Oriente, é fundamental dar ou receber presentes com as duas mãos. É sinal de apreço.
5- Seul é uma cidade interessante, com um transporte público de 1o. mundo (inclui-se aí ônibus, trem e metrô, sendo que, com este último, podemos percorrer toda a cidade). Você pode usar um cartão pré-pago (o "T-Money") e facilitar sua vida nesses meios.
6- O trânsito é ligeiramente complicado, há bons congestionamentos no início da manhã e no final da tarde em Seul, lembrando bem São Paulo.
7- Como na maioria dos países avançados, a conversão à direita nos cruzamentos é livre. Porém, geralmente não se preocupam muito se tem um pedestre pra atravessar a faixa.
8- Em geral, os coreanos são pessoas altas, se comparados com a maioria dos demais povos asiáticos. As mulheres são um pouco mais baixas e, em 99% dos casos, bem magrinhas;
9- Não vimos nenhum coreano careca aparentando menos de uns 50 anos. Aparentemente, a calvície começa a chegar bem mais pra frente para os homens de lá.


10- Roupas masculinas: no caso dos mais jovens, há dois tipos básicos de vestimenta: ou o tradicional jeans+camiseta/camisa e terno e gravata para trabalhar ou uma combinação exótica, daquelas de manequim de loja (que ficam ótimas na vitrine, mas no corpo ficam medonhas): terno cinza claro brilhante com risca preta, camisa rosa ou azul com colarinho com pedra brilhante (!), e gravata fosforescente branca ou rosa, com detalhes espalhados em sua extensão...se moda faz parte da cultura, então não podemos questionar...achar estranho pode, questionar não !
11- Roupas femininas: vale também a combinação do jeans, mais tradicional mas, em muitos casos, as jovens usam a tal "saia camponesa", isso é uma verdadeira praga. Ou mini-saias com ênfase no "mini". E os homens não mexem, não provocam, nada disso.
12- É o país com maior desenvolvimento estrutural na área de Tecnologia da Informação existente no mundo.
13- A especialidade mais tradicional na culinária da Coréia é o ‘Kimchi’, um prato bastante apimentado, composto de picles e repolho. As carnes, inclusive de cachorro e vísceras de animais, são consumidas e muito apreciadas.
14- Empresas coreanas famosas no Brasil: Hyundai, Kia, Daewoo, Samsung, Hyosung e LG. Apesar de serem concorrentes no Brasil, Hyundai e Kia fazem parte do mesmo conglomerado industrial.
15- Dois dos maiores parques de diversões do mundo, o Lotte World e o Everland, ficam na Coréia do Sul. O Everland é o sétimo parque mais visitado do mundo e o Lotte World, o nono.


16- O número 4 (quatro) é considerado o número do azar.
17- Cerca de 70% dos homens coreanos não lavam as mãos após irem ao banheiro. (ECA)
18- Na Coréia só se usa a cor vermelha para escrever o nome dos mortos.
19- Muitas mulheres coreanas fazem cirurgia plástica para ficarem com o olho ''ocidentalizado'' (com a pálpebra dupla).
20- Os coreanos apreciam uma bebida, feita da fermentação do arroz, chamada Makkoli. Outra bebida bastante apreciada é o Soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce.
21- O primeiro reino da Coréia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coréias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2.333 a. C., aproximadamente.
22- Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, de acordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além de levar carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
23- Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.
24- O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países - os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.


25- A cinco maiores cidades sul-coreanas são Seul, Busan, Daegu, Incheon e Gwanju.
26- A Coréia do Sul possuiu o maior acesso per capita de banda larga de todo o mundo. Seul é considerada a capital mais “conectada” do planeta.(To indo pra lá, adeus...)
25- Coréia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.
26- A Coréia do Sul é um dos poucos países “homogêneo” do mundo, isto é, em que praticamente toda a população (98%) pertence a uma única etnia.
27- Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utitiliza ideogramas para representar idéias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos dizer, portanto, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que com a chinesa.(WTF?)
28- A economia sul-coreana é a quarta maior da Ásia e a 13ª maior do mundo.

Fontes da minha pesquisa: 1, 2, 3, 4, 5.

21 comentários :

  1. Adorei o post e o blog, estou seguindo!

    Beijoos

    http://modadepartamento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia nem da metade disso kkk, não conheço nada sobre lá, mas acho muito bacana, adorei saber mais um pouco ^^

    Beeijos
    http://blog-the-dream-perfect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA TE ENCONTREI NO GRUPO ´´ BLOGS ´´ DO FACE, JÁ ESTOU TE SEGUINDO, VEM ME SEGUIR TAMBÉM:


    ESTOU ESPERANDO UMA VISITA !
    http://artesanatocomjornalbyaninha.blogspot.com.br/
    BEIJOS DA ANINHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá obrigada, bom saber que tem pessoal do grupo visitando *-*

      Excluir
  4. Nossa, gostei de conhecer mais sobre, nunca tinha procurado sobre e gostei de conhecer.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia da maioria das coisas. Eu estaria presa lá por causa dessa de assoar o nariz, tenho rinite e tenho que viver com o lenço na rua hahaha
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA então seria presa mesmo, eu tbm tenho alguns costumes que lá eles me prenderiam kkkkk

      Excluir
  6. Amei conhecer o teu cantinho é muito aconchegante, te convido a conhecer o meu tbm e se gostar e quiser seguir eu te sigo tbm Bjinhoos
    http://bonekkinhaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia tudo isso sobre a Coreia do Sul! Não sabia que o trânsito de lá também é complicado...rsrsrs'

    Adorei seu blog e já virei uma seguidora, te convido para conhecer o meu blo, te espero lá. Bisous!

    BLOG : www.pequenomuffin.com
    FAN PAGE : www.facebook.com/pequenomuffin
    TWITTER : @LaraRods

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. oii amore!!
    adorei. visite lá no blog
    me encantei aqui,visita lá deixe seu comentário.
    ficaria honrada com seu comentário!!
    gostaria que voce sempre visita lá
    seguindo! segue de volta? por favor

    dicasdesole.blogspot.com.br

    beijokass diva e deus te abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  10. oii amore!!
    adorei. visite lá no blog
    me encantei aqui,visita lá deixe seu comentário.
    ficaria honrada com seu comentário!!
    gostaria que voce sempre visita lá
    seguindo! segue de volta? por favor

    dicasdesole.blogspot.com.br

    beijokass diva e deus te abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quantas curiosidades! Me lembro que numa reportagem (pra Zero Hora!!!) da escola eu falei que estava impressionada por saber que na Coreia eles comem suco de cachorro (é, era época da copa...). Eles tem alguns hábitos bizarros XD Aposto que falam a mesma coisa de nós ashduaisdhaui

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim alguns costume são bizarros kkkkk e pode ter certeza que falam o mesmo de nós ASHUAUSHAUHS

      Excluir