6.2.13

É bom saber: Tudo sobre Jane Austen.


Olá galera! Primeiramente queiram me desculpar pelo sumiço mas final de ano é aquela loucura. Mas o começo do ano foi bom, e espero que o ano seja maravilhoso. Já estamos em véspera de carnaval e devo ser sincera é a época mais odiada do ano por mim. Odeio carnaval, não gosto das músicas, e da safadeza por trás de tudo isso. Okei vou parando aqui com a minha revolta e vamos ao assunto que realmente interessa!
No "É bom saber" de hoje vamos falar sobre uma autora muito importante para a literatura inglesa que é a Jane Austen. Aposto que muitos de vocês já ouviram falar alguma coisa sobre ela, mas vamos conhece-la melhor. Se liga na mini biografia:

Jane Austen nasceu em Steventon no dia 16 de dezembro de 1775 e morreu em Winchester em 18 de julho de 1817. Foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utilizava para descrever as personagens de seus romances a colocou entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.
Nascida em Steventon, Hampshire, de uma família pertencente à burguesia agrária, sua situação e ambiente serviram de contexto para todas as suas obras, cujo tema gira em torno do casamento da protagonista. A inocência das obras de Austen é apenas aparente, e pode ser interpretada de várias maneiras. Os meios acadêmicos a têm considerado uma escritora conservadora, apesar de a crítica feminista atual reconhecer em suas obras uma dramatização do pensamento de Mary Wollstonecraft sobre a educação da mulher. Leia mais...
Ainda não tive a felicidade de ler todas as obras dessa autora que na minha humilde opinião é magnífica  mas as obras que tive o prazer de ler ou até mesmo acompanhar os filmes devo dizer que gostei muito. Cheguei já a falar sobre um desses filmes aqui. O mais conhecido dos livros/filme é "Orgulho e Preconceito", quem nunca assistiu o filme ou leu o livro corre porque é muito bom.


Pride and Prejudice (br/pt: Orgulho e Preconceito) é um romance publicado pela primeira vez em 1813, na verdade havia sido terminado em 1797, antes de ela completar 21 anos, em Steventon, Hampshire, onde Jane morava com os pais. Originalmente denominado First Impressions, nunca foi publicado sob aquele título; ao fazer a revisão dos escritos, Jane intitulou a obra e a publicou como Pride and Prejudice. Austen pode ter tido em mente o capítulo final do romance de Fanny Burney, Cecilia, chamado "Pride and Prejudice". A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres. Apesar de a história se ambientar no século XIX, tem exercido fascínio mesmo nos leitores modernos, continuando no topo da lista dos livros preferidos e sob a consideração da crítica literária. O interesse atual é resultado de um grande número de adaptações e até de pretensas imitações dos temas e personagens abordados por Austen. Atualmente, acredita-se que o livro tenha cerca de 20 milhões de cópias ao redor do mundo.
Já pensou que loucura, um livro que foi terminado em 1797 e publicado em 1813 que ainda faz muito sucesso? Olha que coisa mais linda essa sobre capa e a capa também super moderna nessa coleção de bolso da Saraiva:


Enfim, por hoje é só espero que vocês tenham gostado e se interessado mais por essa ótima escritora.

12 comentários :

  1. Eu conheci a Jane (intimidade) k, pela minha tia que é apaixonada pelos contos dela. Meus preferidos são Razão e Sensibilidade, Emma e Orgulho e Preconceito. Fala sério, quem não quer um Mr Darcy? *u*

    Um Cappuccino ea Conta l Twitter l Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. née realmente quem não quer um Mr. Darcy *o*

      Excluir
  2. Ela parece seu bem legal, gostei bastante dela, e também gosto muito do Coisas do Acaso. Obrigado pela visita. Quero ler Orgulho e preconceito. Deve ser mais do que interessante né ?


    zone1997.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é um livro ótimo e vale super a pena kkkk obrigado sz

      Excluir
  3. Eu tive o prazer de poder ler a maioria de suas obras, mas claro que os melhores o pessoal já dá de cara como Orgulho e Preconceito que é extremamente encantador e adorável independente de que tipo de pessoa você seja.

    E ah, eu preciso dizer que eu estou APAIXONADA pelo seu layout!

    Beijinhos,
    utevo-lux.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiim as obras dela são fantásticas, eu gosto muito de Persuasão e Orgulho e Preconceito claro kkkkk awn obrigado *o*

      Excluir
  4. Já assisti e é muito bom mesmo ! Ela é super talentoosa -*
    Beeijos , http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer um pouco da Jane *-* vou assistir o filme Orgulho e Preconceito logo menos

    Beijos,
    www.lacodecetim.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já conheço mto da Jane, sou completamente fã sabe rs
    Simplesmente encantada com esse post.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awn que bom que gostou *-* me tornei fã dela a pouco mas ja é mt especial na minha estante de livros e filmes.

      Excluir