17.10.12

É bom saber: Cultura Sul Coreana


Olá quanto tempo ein? Deixa eu tirar todas a teias de aranha e a pó porque ja faz muito tempo que não posto aqui. Vou me justificar dizendo que eu estava com um bloqueio critativo+preguiça+falta de tem=Blog desatualizado. Hoje trago pra vocês uma nova tag "É bom saber" que vai mostrar pra vocês culturas e curiosidades sobre países diversos. O país de hoje, é um país que eu nem imagina que sentiria algum tipo de interesse, mas com o passar do tempo e graças a uma amiga e a internet eu fui me interessando não só pelas cultura mas também pela língua nativa. Eu estou falando da Coréia do Sul. A cultura sul coreana é rica em costumes, vestimentas e comidas. Eu não sou bem uma conhecedora de toda a cultura sul coreana mas há fatos que me chamam muita atenção.
A Coreia do Sul divide a sua cultura tradicional com a Coreia do Norte. No inicio a cultura coreana foi influenciada pela da China. Hoje, os papéis invertem-se, com uma crescente influência coreana na China no que diz respeito à música popular, cinema, moda e aos programas de televisão (hallyu). Daí vocês me perguntão: Mas Babi o que é Hallyu? É de comer? É de vestir? Não gente hallyu é o nome dado à popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia, que também pode ser chamado de onda coreana.
Aclamado pela crítica internacional e nacional, o cinema sul-coreano é um dos que mais têm dado bons frutos nos últimos tempos, resultado de uma ascensão cultural e econômica. A Coreia do Sul é um dos únicos países no mundo em que o cinema nacional é mais visto que o cinema norte-americano. Assim que eu puder postarei uma resenha sobre um dos filmes sul coreanos que eu já assisti.
O pop coreano ou K-Pop é um movimento musical consistindo de música eletrônica, hip hop, pop, rock e R&B originários da Coreia do Sul. Em adição a música, K-pop cresceu pra uma popular subcultura entre adolescentes e jovens adultos pelo mundo todo, resultando em difundir interesse na moda e no estilo de grupos ídolos e cantores coreanos.Através da presença de páginas de fãs no Facebook, disponibilidade no iTunes, perfis no Twitter, e vídeos de música no YouTube, a habilidade do K-pop de alcançar via, internet, um público antigamente inacessível está levando a uma mudança de paradigma na exposição e popularidade do gênero.Os grupos de K-Pop podem ser diferenciados por sua grande qualidade de coreografias e algumas vezes, quantidade de membros. Como por exemplo a boyband Super Juniorde 13 membros.Há também a presença de artistas solos. Os mais famosos e clássicos provavelmente são BoA, Rain e Lee Hyori. Mas, atualmente, muitos outros artistas vem se destacando no cenário do K-Pop, artistas como IU, Se7en e G.NA.Um dos que eu mais amo é o Kim Hyun Joong.As boybands é outra característica do gênero. Grupos como TVXQ, SS501, Big Bang e Super Junior, já possuem história pela Coréia e por toda a Ásia.Recentemente entra em cena bandas como SHINee, B2ST, 2PM, 2AM, Infinite, U-KISS e MBLAQ que também estão ganhando fãs por todo o mundo. Já as girlbands So Nyeo Shi Dae, KARA, Wonder Girls, Brown Eyed Girls, 2NE1, miss A, Sistar, 4minute e f(x) são umas das mais famosas e bem sucedidas.Nesse ano eis que surge o cantor Park Jae-Sang, o PSY, que lançou a música Gangnam Style, e se transformou num grande fenômeno mundial, chegando nas mais altas posições de paradas notáveis, como a Americana, inglesa entre outros.

Super Junior.

SHINee


O idioma oficial do país e o mais falado pelos sul-coreanos é o coreano, cuja classificação ainda é objeto de debate; alguns autores afirmam que ela pertence à família altaica, enquanto outros afirmam que é uma língua isolada. O coreano tem o seu próprio alfabeto, o hangul, que foi inventado ao redor do século XV. Ainda que por seu aspecto pareça ser um alfabeto pictográfico, na realidade é um alfabeto organizado em blocos silábicos. Cada um destes blocos consiste em pelo menos dois dos 24 caracteres (jamo): pelo menos uma das quatorze consoantes e uma das dez vogais. Os alfabetos hanja (chinês) e o latino são usados dentro de alguns textos em coreano, uma prática mais usual no sul do que no norte. Ainda que também seja o idioma nacional da vizinha Coreia do Norte, o coreano falado na Coreia do Sul difere dos falado pelos norte-coreanos em alguns aspectos como a pronúncia, a ortografia, a gramática e o vocabulário. O inglês é usado como segunda língua pela maioria da população, além de ser ministrado de forma obrigatória nas escolas secundárias.


A cozinha coreana, hanguk yori, ou hansik, tem evoluído através de séculos de mudanças sociais e políticas. Os ingredientes e pratos variam conforme a cultura de cada província. Existem muitos pratos regionais significativos que têm proliferado com diferentes variações em todo país. A cozinha da corte real coreana chegou a reunir todas as especialidades regionais únicas para a família real. Por muito tempo, o consumo de alimentos foi regulado por uma série de modos e costumes, tanto para os membros da família real, quanto para os camponeses coreanos. A cozinha coreana se baseia em grande parte em arroz, talharins, tofus, verduras, peixes e carnes. A comida tradicional coreana se caracteriza pelo número de acompanhamentos, banchan, que são servidos junto com o arroz de grão curto fervido. Cada prato é acompanhado por numerosos banchan. Entre os pratos tradicionais mais consumidos estão o bulgogi, o bibimbap e o galbi.
O chá é uma parte importante da gastronomia nacional, e a cerimônia do chá é uma das tradições mais arreigadas da população. Os chás do país são preparados com cereais, ervas medicinais, sementes e frutos. As bebidas alcoólicas são feitas a partir dos cereais desde antes do século IV. Entre os principais licores sul-coreanos, encontram-se o takju (não refinado), o cheongju (medicinal) e o soju (licor destilado). O takju é a base para a fabricação de outras bebidas regionais, aumentando ou diminuindo o tempo de fermentação.
Bom por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado ou pelo menos achado interessante. Eu trouxe essa tag porque acho que nós merecemos algo além de roupa, cabelo e maquiagem, algo além da belesa. E um dos grandes motivos é que nós devemos conhecer e respeitar todas as culturas independente de qualquer raça, etnia e cultura.

Fontes: GoogleWikipédia.


22 comentários :

  1. Babi que saudades! nossa quanta novidade, não sabia de nada da cultura coreana, bem interessante, beijinhoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá quanto tempo né, é muita correria na faculdade no trabalho enfim que bom que você gostou *-*

      Excluir
  2. O povo coreano é um povo sábio, educado.. eu adoro e os admiro muitoo. só não gosto muito das musicas!

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro algumas bandas citadas no post eu não gostava muito mas agora sou viciada kkk *-*

      Excluir
  3. Eu gostei muito da nova tag e vou passar a acompanhar as postagens! Eu não conhecia muito sobre a cultura Sul-Coreano, mas adorei saber sobre o alfabeto deles! *-*

    Obrigada pela visita ao meu blog!

    xoxo,
    Lohaine

    http://sanduichedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante e quando der vou postar uma apostila que ensina o alfabeto certinho kkk que bom que gostou *-*

      Excluir
  4. Muito interessante e inteligente seu blog, ja estou seguindo,
    Beijos e linda sexta -feira pra vc.

    ResponderExcluir
  5. olá flor adorei seu cantinho lindo super descolado
    beijos e sucesso sempre te seguindo .
    http://cfmile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, muito sucesso pra você também :D

      Excluir
  6. Olá, amei seu blog e já estou seguindo! Pode retribuir? http://madamelemes.blogspot.com e peço que curta minha página no face http://facebook.com/madamelemesblog

    bjs e aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  7. Conheço bem pouco dessa cultura, mas amei o post.Super legal.
    Vim visitar e ja estou seguindo.Retribui flor?Bjs
    http://espelhodoglamour.blogspot.com
    Se quiser segue o blog da minha filha lá?
    http://adolescentefashionista.blogspot.com
    Ela retribui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que gostou *-* irei visita sim :D

      Excluir
  8. È muito legal saber sobre culturas diferentes,gostei muito :)

    http://pancakesandrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é, e eu adoro saber as diferenças entra as culturas *-* que bom que gostou.

      Excluir
  9. Adoro algumas coisas da cultura sul coreana, mas acho que não tenho coragem nem de visitar o país pelo baque de cultura que pro meu modo de vida deve ser gritante!
    Já gostei muito dos dramas e músicas, agora acho os dramas muuuuuuuuito dramáticos e sempre acabo detestando o final, as músicas muito pop e as roupas extravagantes e com muitas coisas em destaque que até parece um camelo ambulante... enfim é gosto não é mesmo? Tem rock legal do país dele, mas nada se compara (aos meus ouvidos) um rock britânico!
    Deve haver paisagens magnificas lá e a culinária (da qual nunca provei) me parece gostosa.
    Não comentei antes por preguiça haha
    Beijos, Dri =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA preguiçosa, enfim os finais dos dramas muitas vezes são decepcionantes mas tem aqueles que salvam e que marcam tipo Playful kiss e as músicas eu gosto muuuuito de ouvir quando estou animada, e o rock NEM SE COMPARA ao britânico mesmo até porque algumas das maiores bandas de rock são do reino unido. Algum dia irei visitar todos esses lugara *--------* e vou levar você cmg viu senhorita kkk

      Excluir
  10. Gostei do blog!! Bem legal!
    Parabéns! Eu sou Blackjack(fã da 2ne1)e Baby(fã do B.A.P) mas amooo o JUJU e o SHINee!
    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que você gostou, adoro 2ne1 *--* obrigada e volte sempre :3

      Excluir
  11. gostei do blog muito bom saber da cultura da coréia do sul

    ResponderExcluir
  12. Esse post ajudou de mais! Eu tenho uma feira das nações na minha escola e só isso já tomou conta de boa parte do meu trabalho, :)

    http://its-time-i.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir